Como é que uma cidade, considerada em meados dos anos 90 como a “mais perigosa do mundo”, passou a ser reconhecida como “a cidade mais inovadora do mundo”, no concurso City of the Year?
A partir do urbanismo e da arquitetura social! E é justamente sobre isso que vamos falar hoje. Prepara-te para acompanhar este caso de estudo que é uma verdadeira inspiração!
Combater a insegurança através de espaços comuns
A cidade de Medellín, a segunda maior da Colômbia, também conhecida pelo narcotráfico e insegurança, viu na arquitetura – e nas políticas públicas – uma saída para mudar este cenário.
Foi adotada uma estratégia de remodelação dos espaços comuns, como parques e praças, para deixar a cidade mais convidativa e fazer com que as pessoas se sentissem à vontade para ocupar os espaços públicos. Com o aumento do fluxo de pessoas nas ruas, a cidade tornou-se, também, mais segura.
Transporte público | Teleférico
Outra transformação importante foi a implementação de um sistema de transporte público um pouco diferente do habitual: devido aos acentuados desníveis da cidade, que está cercada por montanhas, o serviço de transporte público terrestre é difícil, embora a presença de autocarros continue a ser importante.
O teleférico de Medellín é um sistema de transporte aéreo que conecta áreas montanhosas da cidade com o centro urbano. Além de fornecer um transporte eficiente, o teleférico também serve como uma ferramenta de inclusão social, permitindo que os moradores de áreas periféricas tenham melhor acesso a oportunidades de emprego, educação e serviços públicos.
É composto por seis linhas de atendimento comercial, que somam uma extensão total de 14,62 km. Todas as 20 estações em funcionamento estão adaptadas para facilitar a entrada de pessoas com mobilidade reduzida (PRM).
Corredores verdes para combater o calor
Medellín, como muitas outras cidades à volta do mundo, enfrenta desafios significativos devido ao aumento da temperatura e ao impacto das ilhas de calor urbanas. O betão e o asfalto predominantes nas áreas urbanas absorvem a energia solar durante o dia e irradiam calor durante a noite, mantendo a cidade excessivamente quente e desconfortável para os seus habitantes.
Perante este cenário, as autoridades de Medellín adotaram uma abordagem inovadora para lidar com o problema. O projeto Green Corridors (Corredores Verdes) transformou 18 ruas e 12 hidrovias da cidade em verdadeiros paraísos verdes! Esta iniciativa consistiu na arborização dessas rotas, introduzindo uma grande quantidade de árvores e vegetação ao longo das vias urbanas. Mais verde = mais fresco!
Arquitetura não é um luxo, é um direito de todos
Com essa premissa de “fazer uma arquitetura acessível” para quem mais precisa, a cidade fez algumas intervenções importantes nas favelas, construindo espaços de lazer e cultura, denominados UVA (Unidades de Vida Articulada).
Neste contexto específico de complexo habitacional com uma população tão grande, a presença de uma UVA pode ser transformadora. A UVA torna-se no ponto central de encontro e interação social, oferecendo oportunidades para atividades recreativas, educacionais, culturais e desportivas para todas as idades. Isso não só promove um senso de comunidade e pertença, como também contribui para a saúde física e mental dos moradores.
Visão holística e multidisciplinar
Criada pelo governo local, a EDU é uma iniciativa inovadora que reúne uma equipa multidisciplinar de profissionais, incluindo arquitetos, sociólogos, assistentes sociais e outros especialistas, com o objetivo de coordenar e implementar ações para melhorar a qualidade de vida nas áreas urbanas da cidade.
A abordagem da EDU é baseada na compreensão de que os desafios urbanos são complexos e interconectados, exigindo soluções integradas e colaborativas. Ao reunir uma equipa diversificada de especialistas, podem ser abordadas questões que vão além da simples infraestrutura física, como a desigualdade social, o acesso a serviços básicos e a participação dos cidadãos.
Lê também: Mulheres na arquitetura e nas artes que nos inspiram
Arquitetura social como fonte de inspiração
O sucesso de Medellín como uma cidade que prioriza o bem-estar de seus habitantes é um testemunho do poder transformador da arquitetura social! Ao abraçar uma abordagem holística do design urbano, a cidade conseguiu superar desafios significativos e criar um ambiente urbano que promove a igualdade, a inclusão e a qualidade de vida para todos.
E esta é a nossa inspiração! Que este caso de estudo nos possa ajudar a ver a arquitetura com uma visão integrada e cada vez mais acessível a todos. Vamos lá?