A casa conta histórias: remodelação e aproveitamento de mobiliário

remodelação de casas antigas

Se há algo que enche as paredes de uma casa com vida, são as histórias que ela carrega. Ao remodelar um imóvel antigo, muitos de nós abraçamos não apenas um projeto de renovação, mas uma oportunidade única de dar voz ao passado e criar um futuro harmonioso. Neste artigo, vamos mostrar como transformamos um espaço com potencial, sem descartar um mobiliário antigo, que tinha muito valor emocional para os nossos clientes.

Vale a pena preservar a alma da casa?

A arte de remodelar uma casa antiga reside em encontrar o equilíbrio entre a preservação do passado e a introdução de elementos modernos. Optar por manter elementos arquitetónicos originais, como portas, janelas e molduras, não só preserva a alma da casa, mas também, adiciona um toque de autenticidade. Imagina a beleza de uma sala de estar com um teto ornamentado do século XIX, a contrastar com mobiliário contemporâneo cuidadosamente escolhido?

Outro fator importante, a ser considerado num projeto de remodelação, são os elementos estruturais que não podem ser eliminados, como vigas e pilares, por exemplo. Neste caso, o melhor é incorporá-los no projeto e criar soluções, para que fiquem em harmonia com o novo design de interiores.

Nem tudo deitamos ao lixo

Muitas vezes, as nossas casas estão repletas de elementos que carregam consigo não apenas uma função prática, mas também, uma carga emocional. São heranças de gerações passadas, presentes de entes queridos ou simplesmente peças que testemunharam momentos especiais das nossas vidas. Como arquiteta, entendo a importância desses objetos e procuro integrá-los de maneira harmoniosa nos projetos do CURO.

Ao aproveitar o mobiliário existente, estamos a construir uma narrativa de arquitetura que vai além da estética. Estamos a preservar e a destacar as histórias que esses objetos carregam, transformando espaços em memórias afetivas.

Integrar elementos existentes pode ser desafiador, mas também, é uma oportunidade única para a inovação e criatividade. Cada peça pode tornar-se o ponto de partida para o design de um ambiente, influenciando a paleta de cores, a disposição dos elementos e até mesmo a arquitetura espacial.

Mas atenção! Para aproveitar o mobiliário antigo, é necessário:

  • Certificar-se de que o mobiliário está em bom estado para ser incorporado no novo design.
  • Considerar pequenas alterações para adaptar os móveis ao estilo do novo projeto.
  • Harmonizar o design do ambiente para que todas as peças se integrem naturalmente e respeitem a estética geral do projeto.

Na arquitetura, valorizamos não apenas os espaços físicos, mas também, a experiência emocional que proporcionam. 

A remodelação do apartamento “Casa Nunes”, com aproveitamento de mobiliário

Recentemente, realizamos  um projeto de remodelação de um apartamento, localizado no centro de Águeda.

O primeiro desafio foi trabalhar um programa tão vasto, num espaço tão pequeno. Portanto, todos os pequenos recantos foram aproveitados e utilizados de modo a responder às necessidades dos clientes. Posteriormente, quando nos deparamos com cada área separadamente, compreendemos que haviam várias camadas de materiais sobre materiais. Um desses exemplos era a cozinha, com diferentes tipos de azulejos.  A principal questão que tivemos de ter em conta foi a viga estrutural existente e que não poderia ser removida. Não queríamos que esta viga fosse um entrave ao projeto e à sua estética. A solução foi incorporá-la no projeto e pintar na cor  do mobiliário, trazendo unidade e integração.

Já na sala, o desafio foi ampliar o espaço, eliminando uma parede, que era o antigo hall de entrada, e transformar a sala num espaço híbrido e integrado com a cozinha. Daí sugiu a ideia de trabalhar o mobiliário com formas arredondadas criando uma passagem harmoniosa entre ambientes. 

Por fim, foi necessário considerar a inclusão de um aparador, que está na família há várias gerações e, por isso, recorremos ao uso da palhinha, fazendo a transição entre um estilo  vintage e um ar moderno de forma inteligente. Este foi o aproveitamento de mobiliário que tivemos de considerar para este projeto.

O resultado? Podes conferir aqui:  

Faz o teu projeto de sonho

Ao remodelar um imóvel antigo, estamos a dar-lhe a oportunidade de contar a sua história de uma nova maneira. Cada detalhe preservado e cada aproveitamento de mobiliário restaurado são capítulos adicionados a esta narrativa. Ao unir o passado ao presente, criamos não apenas uma casa, mas um espaço que respira memórias e celebra a riqueza do tempo. Porque, afinal, a verdadeira magia está em permitir que a casa conte a sua história única.

Se estás a considerar um novo projeto ou desejas revitalizar o teu espaço existente, estamos aqui para transformar as tuas ideias em realidade, mantendo viva a essência que torna o TEU lar único.